Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Prof. Nerino Dionello Piotto
Articulista Econômico - Empresário ramo imobiliário - Aposentado do Banco Central do Brasil.


Leia outras colunas



É GRAVE! SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!

sexta-feira, 20 de Março de 2015 | 15:57

“ É muito mais fácil ser pobre aqui do que em qualquer lugar do mundo. O mar é livre para o banho, as praias aceitam negros e brancos. As pessoas são afáveis. Há beleza para todos os olhos”. Texto do escritor mais traduzido do mundo, Stefan Zweig, após fugir do inferno nazista e vir morar no Brasil, em Petrópolis, no Rio. Foram seis anos de vida em um paraíso, até 1942, quando matou a mulher e se suicidou , abalado por um assalto. O que ele faria hoje com os assaltos diuturnos aos cofres públicos?

O povo começa a tirar as vendas e, mais fortes do que Zweig, reagimos não com o suicídio ( que teria de ser coletivo )/homicídios, mas com manifestações. E que manifestações!!! Incidentalmente, nas entrevistas que os dois “Ministros” concederam após a passeata dos milhões, pareceu-me que aquele que usa barba derrapou num ato falho: afirmou que os que foram às ruas são as pessoas que não votaram nela. Por simples consequência a afirmação dá espaço para se admitir que aqueles que se vestiram de vermelho no dia 13 seriam os indivíduos que a elegeram.

O grupo de brasileiros que foram às ruas no domingo , 15, foi muito, mas muito maior do que o de petistas. Ora, salvo engano, esse fato evidente enseja a conceder que:

1 – ou houve severa defecção dos acólitos do PT; 2 – ou aqueles que ainda aderem às teses desse partido estão envergonhados de mostrar a cara ante os doze anos de contínuos escândalos “ NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS” perpetrados em boa dose pelos próceres da agremiação ; 3 – ou teve um dedinho malandro da urna eletrônica na vitória eleitoral dela. OU SERÁ QUE NADA DISSO OCORREU?

Hélio De La Penha, jornalista e humorista, assim traduziu o movimento do último domingo: “ as elites brancas brasileiras de todas as cores e os ricos de todas as classes foram protestar...”. A máscara caiu. Chega a ser cômico o que petistas dizem, como o deputado Sibá Machado, líder do PT na Câmara: “suspeito de ação da CIA, a agência de inteligência americana, por trás das manifestações”. É subestimar demais a inteligência do povo de Pindoma!!!

Viajei, como de praxe, de Rio Grande ao Rio, de carro. Deplorável o estado das estradas. Novos, nem pedagiados, muitos trechos esburacados. Um acidente banal, num trecho pedagiado, provocou engarrafamento de 30 km e três horas de espera. É o pedágio me engana que eu gosto! Finjo que faço e figem que fiscalizam!

Deu vontade de retornar à terapia do convívio com os amigos, em Rio Grande/Cassino/SJN, aos jogos do São Paulo, ao Cultura Debate, às delícias dos pastéis de marisco do Mineiro, aos camarões do Atalaia, no Mar Grosso, ao camarão na moranga e petiscos mil do Restaurante da Lagoa e do Camping ( Dna. Maura ) nas cercanias da Capela/SJN. A hospitalidade do povo e a qualidade da gastronomia nortense têm o poder de afastar qualquer um da sina de Sweig.

Economista*


Escrito por Prof. Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


PÁTRIA EDUCADORA??? Teu Professor te contou???

segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015 | 10:30

Consta que, certa feita, na época natalina, ao finado David Nasser foi cometida pela direção da revista O Cruzeiro a tarefa de comentar a figura de Jesus. O Jornalista não titubeou: “Contra ou a favor”?

Evoco essa passagem para conceder que, figurativamente falando, cabeças espertas podem produzir qualquer tipo de argumento. Mas...nem tudo são flores. Há vários obstáculos a esse possível fato, dentre os quais a verificação empírica.

O comunismo falhou! Fundada em realidades históricas e outras, factuais, dependendo do grau de liberdade que o observador garanta à interpretação daquilo que possa ver, são de fácil comprovação.

Não só o velho comunismo falhou. Os novos modelos de socialismo parecem fadados ao mesmo destino. Haja vista o socialismo chamado do século XXI, praticado pela Venezuela. Dá sinais claros que não se sustentará por muito.

A teoria de Marx, que foi apresentada na FURG pelo professor Miguel Glaser Ramos, que obrigava seus alunos a ler, interpretar e defender suas opiniões, está calcada em uma ideia errada, herdada de economistas clássicos: A teoria do valor do trabalho. Marx estava errado desde o diagnóstico do problema até a solução. Ela foi refutada pela teoria da utilidade marginal, pois, uma mercadoria produzida que exigiu muito trabalho poderá não ter valor algum se não tiver utilidade.

A distribuição de renda pode não servir para nada. Vejamos: os socialistas dizem que a desigualdade é o grande mal do mundo. Não percebem que desigualdade não significa pobreza. Esta desigualdade, medida pelo coeficiente de GINI, revela coisas como que o Timor Leste é mais igualitário que Espanha, Canadá e França. Que Bangladesh, onde se concentram massas miseráveis, é mais igualitário que Irlanda e Nova Zelândia.

Os países mais liberais estão entre os mais desenvolvidos. Todos os países com IDH elevado são capitalistas. A Nova Zelândia estava quebrada nos anos 80, mas depois de uma reforma liberal radical se reergueu e chegou ao posto de 6º. IDH do mundo. Hong Kong e Cingapura (13º. E 18º. Melhores IDHs ) eram países miseráveis até bem pouco tempo atrás e chegaram onde estão em 30 anos e são, justamente, os dois países mais liberais do mundo. Teu professor te contou isso? O meu contou!!! Se não, que tal pensar nisso?

Economista*


Escrito por Prof. Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


  1-2-3-4-5-6-7  

^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados