Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

DOIS LEÕES EM PAUTA DO PARQUE E DA RECEITA

quarta-feira, 05 de Março de 2014 | 09:46

O nosso Leão do Parque sábado passado à tarde mostrou a que veio. Patrolou o Grêmio. O justo seria 3 x 1. Bom para a cidade, que recebeu a visita, no estádio, do vice-governador do Estado, Beto Grill, ex-médico do Sampa e pé-quente! A torcida prestou-lhe, merecidamente, homenagem pelas ajudas ao time, juntamente ao ex-prefeito Fábio Branco, que trabalhou duro para deixar o estádio em condições e na arrecadação de recursos.

Só alegria. Mas...não devemos esquecer o outro Leão e nada de deixar para o fim de abril os cuidados com o acerto de contas com a Receita Federal (RFB). O Programa já está na internet.

Não deve se descuidar também quem possuir bens no exterior – qualquer bem ( ações, fundos, imóveis, conta-corrente, veículos...) cuja soma dos valores seja igual ou superior a Cem mil dólares dos Estados Unidos, deve entrar no site do Banco Central (BC) e fazer a declaração de capitais no exterior até o dia 07 de abril próximo. O Banco Central usa os dados para levantar o estoque de recursos de brasileiros no exterior. Não informa à Receita os valores declarados. A Lei proíbe. Mas, cuidado: se omitir, estará sujeita a pesadas multas e responder por crime. A declaração deve ser feita por via digital. O Banco Central não aceita declaração por escrito. Em Rio Grande é bem comum pessoas possuírem bens no Uruguai, por exemplo. Não é errado, não é pecado! É legal. Mas...desde que se declare ao BC e à RFB, a esta quando da declaração anual de imposto de renda ( IRPF), até o dia 30 de abril.

Não deixe para os últimos dias. Quem ainda não começou, deve logo ir juntando os comprovantes para a declaração ao BC e para a RFB. Separe os extratos de rendas e recibos com gastos com a saúde para a RFB.

Com relação aos comprovantes de renda e gastos com a saúde, não imagine que a Receita não tem o controle completo de quem lhe pagou e quanto e a quem pagou e quanto. Cuidado!

Os cruzamentos de informações estão quase perfeitos. Não vacile. Se, p.ex., esqueceu de pedir o recibo ao médico/dentista...e não pagou com cheque nominativo e cruzado, retorne ao profissional e peça o recibo. Se não conseguir, desista. Não declare a despesa. Se o fizer, pode estar comprando encrenca séria e terríveis dores de cabeça.

O Leão é manso, é tranquilo, o pessoal da RFB em Rio Grande é gentil e tem uma equipe que pode ajudá-lo a sanar dúvidas. Não tenha receio. Em caso de dúvida, abra o jogo com os profissionais da Receita. Ou se for leigo ou não se sentir confortável em manejar o programa , contrate um bom técnico em contabilidade ou contador. O barato quase sempre sai caro, além dos incômodos que uma possível intimação/multa/processo.. pode lhe causar. Boa sorte!

Economista*


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados