Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Alberto Amaral Alfaro
Advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.


Leia outras colunas



Marechal do Varejo ou, simplesmente, Luizinho do Guanabara

terça-feira, 15 de Abril de 2014 | 12:55

O grande Fernando Pessoa, o mais universal dos poetas portugueses, certa ocasião escreveu uma frase que me marcou muito: “Às vezes ouço o vento passar; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. Absorvo dela a magnitude sublime que um ser humano alcança quando dá valor sincero à simplicidade e a adota como norte de vida. Outro monstro, o incomparável Albert Einstein certa ocasião, em uma palestra, asseverou: “No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade”, outra pérola, que divido com meus leitores, nesta homenagem que pretendo fazer a um homem que exala simplicidade em praticamente tudo o que faz.

Filho único de Selma e Luiz Carvalho, o empresário rio-grandino Luiz Carlos da Silva Carvalho, no último dia 8 de abril, foi um dos destaques em evento realizado no Grêmio Náutico União – Porto Alegre, comandado pela AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados. Fato corriqueiro, o Grupo Guanabara tem sido anualmente destacado em várias categorias de avaliação, dentro do setor supermercadista do Rio Grande do Sul. Concentrando suas atividades em Rio Grande, Pelotas e São Lourenço, a Rede de Supermercados, braço maior do Grupo, desafiou ao longo da sua existência a economia em depressão da região Sul, perseverando e enfrentando com trabalho árduo a concorrência predatória de alguns gigantes multinacionais. Surpreendeu-me negativamente como comunicador, cidadão e empresário o silêncio da mídia, das autoridades e dos segmentos representativos locais para tal distinção, pois entendo que fatos como este deveriam servir para alimentar a autoestima da nossa gente e de motivação aos novos empreendedores.

Coadjuvado por competente equipe de colaboradores, selecionados ao longo do tempo por perfil identificado com a filosofia do Líder, o Guanabara conquistou a preferência da sua clientela, fiel ao longo destas cinco décadas ao jeito Guanabara de fazer, sempre simplificando e facilitando a vida dos seus fregueses. Todas essas referências e considerações objetivam exaltar o tal “Case” Guanabara, firmado na simplicidade, que vem consolidando essa saga desde o percussor, o português Luiz Carvalho e já sendo absorvida pela nova geração, todos desprovidos de qualquer vaidade, arrogância ou prepotência, características predominantes em muitos poderosos de diversos segmentos.

O sucesso tem compromissado o Grupo com a Região, espraiando os investimentos em inúmeros segmentos da economia, com destaque na construção civil e na breve inauguração de loja no Praça Rio Grande Shopping Center, com o que o Guanabara ultrapassará a marca de dois mil empregos diretos. Como não se tocar, ao constatar uma trajetória de tantas realizações e comprometimento com uma Cidade a receber de segmentos, autointitulados representativos, uma má vontade deliberada, como se fosse pecado contribuir para o desenvolvimento?

Sei - porque somos contemporâneos de escola e futebol, que ambos amamos, e também por sempre estar acompanhando e sendo protagonista das coisas da nossa Rio Grande - que, por sua personalidade, Luizinho Guanabara sempre declina de homenagens e honrarias. Não é esta a minha intenção neste artigo. Quero marcar, através das mídias em que estou inserido, um reconhecimento público e um desagravo a este grande homem, grande empresário e grande cidadão. Para uma pessoa com tantas virtudes, me parece justo alinhá-lo a outro ícone do desenvolvimento empresarial desta Cidade, Francisco Martins Bastos, o nosso “Marechal do Petróleo” criador do Grupo Ipiranga.

Portanto, em cenários de tanta inveja, falta de respeito e consideração, quero, com este artigo, simplesmente fazer um carinho, um afago a este ser humano maravilhoso, solidário e benemerente, outorgando-lhe simbolicamente, em nome da legião de admiradores que vem acumulando nesta sua prodigiosa existência, o título de “Marechal do Varejo”. Longa vida, felicidades, saúde e sucesso a Luiz Carlos da Silva Carvalho.


Escrito por Alberto Amaral Alfaro

Comentários (0) | Indicar um amigo


QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados