Há um fenômeno novo ocorrendo em nossa querida Rio Grande. O MLU. Merece atenção e reflexão. De todos! Jovens estudantes bem articulados tentam dialogar com as autoridades e mostrar seus pontos de vista. Concordando-se ou não, não importa: É democrático!
O fórum escolhido para os debates ( Câmara dos Vereadores ) mostra que os jovens papareias são inteligentes, não são baderneiros , ou – como poderia no primeiro momento parecer, e sinto que não o são, pertencentes a um dos grupos da “Esquerda Caviar”.
No meu tempo de FURG, no Curso de Ciências Políticas e Econômicas defendia, com veemência, que a psicologia deveria ser estudada com profundidade, como a história, a matemática...para se entender melhor as problemáticas político-sócio-econômicas.
Meu comentário: O movimento orbita no âmbito do permeamento das propostas político-sócio-econômicas com as fenomenologias de que a psicologia geral se ocupa. É válido! É saudável! No encontro com os jovens, o Prefeito LIindenmeyer teve atuação irretocável. Foi vaiado injustamente. O “NÃO”, NÃO RARO, É UMA ÓTIMA E RESPONSÁVEL RESPOSTA. O Secretário de Mobilidade Urbana, Edson Lopes, foi didático e claro, mas esqueceu de citar as “ CICLOVIAS” como uma das alternativas viáveis em Rio Grande e no mundo todo ao problema. O Secretário de Comunicação, Paulo Rodrigues, deu uma de bagre ensaboado. Jovens detestam a sensação de estarem sendo ludibriados. Dizer que a reativação do DATC na área urbana é uma alternativa? Deveria conversar com o Procurador Jurídico do Município. E... ler os relatórios que motivaram o encerramento das atividades do DATC nessa área.
Um apelo aos jovens. Que não permitam que baderneiros – como soe acontecer – “melem” o movimento. Que leiam muiiiiito – sobre a dinâmica social da religião política. Podem estar pugnando por objetivos superados e acabarem sendo usados como massa de manobra!
Há um livro extraordinário ( que eu adoraria ter tido em mãos quando estudante e jovem ) , lançado em 2011, de Lyle Rossiter: “ THE LIBERAL MIND: THE PSYCHOLOGICAL OF POLITICAL MADNESS”. O livro traz o primeiro exame profundo da loucura política mais relevante em nosso tempo: os esforços da esquerda radical para regular as pessoas desde o berço até o túmulo. Só um homem irracional iria desejar o Estado decidindo sua vida por ele. Como tudo na vida, o aceite de crenças tem conseqüências. No caso das crenças esquerdistas, segundo Rossiter, conseqüências incluem: “1 – Dependência do governo, ao invés de auto-confiança; 2 – Direção a partir do governo, ao invés da auto-determinação; 3 – Indulgência e relativismo moral, ao invés de retidão moral; e 4- Coletivismo contra o individualismo cooperativo”.
Minha opinião: Não são os R$0,15 e nem o câncer que é o DATC para o município, embora colocados em pauta pelo MLU se constituem em motivo precípuo para tais manifestações de descontentamentos. Há muito mais não expresso!!! Há feridas expostas!
^ topo
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.