Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Prof. Nerino Dionello Piotto
Articulista Econômico - Empresário ramo imobiliário - Aposentado do Banco Central do Brasil.


Leia outras colunas



MLU ( MOVIMENTO LIVRE UNIFICADO ) E DATC. O bom e o mau

quarta-feira, 26 de Março de 2014 | 09:05

Há um fenômeno novo ocorrendo em nossa querida Rio Grande. O MLU. Merece atenção e reflexão. De todos! Jovens estudantes bem articulados tentam dialogar com as autoridades e mostrar seus pontos de vista. Concordando-se ou não, não importa: É democrático!

O fórum escolhido para os debates ( Câmara dos Vereadores ) mostra que os jovens papareias são inteligentes, não são baderneiros , ou – como poderia no primeiro momento parecer, e sinto que não o são, pertencentes a um dos grupos da “Esquerda Caviar”.

No meu tempo de FURG, no Curso de Ciências Políticas e Econômicas defendia, com veemência, que a psicologia deveria ser estudada com profundidade, como a história, a matemática...para se entender melhor as problemáticas político-sócio-econômicas.

Meu comentário: O movimento orbita no âmbito do permeamento das propostas político-sócio-econômicas com as fenomenologias de que a psicologia geral se ocupa. É válido! É saudável! No encontro com os jovens, o Prefeito LIindenmeyer teve atuação irretocável. Foi vaiado injustamente. O “NÃO”, NÃO RARO, É UMA ÓTIMA E RESPONSÁVEL RESPOSTA. O Secretário de Mobilidade Urbana, Edson Lopes, foi didático e claro, mas esqueceu de citar as “ CICLOVIAS” como uma das alternativas viáveis em Rio Grande e no mundo todo ao problema. O Secretário de Comunicação, Paulo Rodrigues, deu uma de bagre ensaboado. Jovens detestam a sensação de estarem sendo ludibriados. Dizer que a reativação do DATC na área urbana é uma alternativa? Deveria conversar com o Procurador Jurídico do Município. E... ler os relatórios que motivaram o encerramento das atividades do DATC nessa área.

Um apelo aos jovens. Que não permitam que baderneiros – como soe acontecer – “melem” o movimento. Que leiam muiiiiito – sobre a dinâmica social da religião política. Podem estar pugnando por objetivos superados e acabarem sendo usados como massa de manobra!

Há um livro extraordinário ( que eu adoraria ter tido em mãos quando estudante e jovem ) , lançado em 2011, de Lyle Rossiter: “ THE LIBERAL MIND: THE PSYCHOLOGICAL OF POLITICAL MADNESS”. O livro traz o primeiro exame profundo da loucura política mais relevante em nosso tempo: os esforços da esquerda radical para regular as pessoas desde o berço até o túmulo. Só um homem irracional iria desejar o Estado decidindo sua vida por ele. Como tudo na vida, o aceite de crenças tem conseqüências. No caso das crenças esquerdistas, segundo Rossiter, conseqüências incluem: “1 – Dependência do governo, ao invés de auto-confiança; 2 – Direção a partir do governo, ao invés da auto-determinação; 3 – Indulgência e relativismo moral, ao invés de retidão moral; e 4- Coletivismo contra o individualismo cooperativo”.

Minha opinião: Não são os R$0,15 e nem o câncer que é o DATC para o município, embora colocados em pauta pelo MLU se constituem em motivo precípuo para tais manifestações de descontentamentos. Há muito mais não expresso!!! Há feridas expostas!


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados