Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Prof. Nerino Dionello Piotto
Articulista Econômico - Empresário ramo imobiliário - Aposentado do Banco Central do Brasil.


Leia outras colunas



PINDORAMA PARA GRINGO VER COMO ELES NOS VEEM, A UM MÊS DA COPA

segunda-feira, 05 de Maio de 2014 | 09:04

O FINANCIAL TIMES coloca um enorme ponto de interrogação sobre a capacidade do governo brasileiro de organizar eventos complexos como a COPA-2014 E OS JOGOS 2016. Assinala que “ The beatifull game exposes Brazil’ ugly flaws” = O belo jogo expõe as falhas horríveis do Brasil. E mais, que grande parte dos problemas se anunciam no Rio de Janeiro. Abordam “as manifestações e enfrentamentos com a polícia exigindo o fim da corrupção que aflige todas as instituições”.

Semana passada fui deixar no Aeroporto do Galeão dois primos papareias ( Carlos e Maria Alix Dionello ). De Ipanema até lá gastamos 2 horas e dez minutos, de carro. O usual seria 30 minutos, sem “rush”. E o Galeão, dito pelo próprio Governador, “está uma rodoviária”. Como será – mesmo em se decretando feriados - na Copa? Estou em SP; desci sexta em Guarulhos. Está melhor, mas, para se chegar à cidade, outro problemão. Para os estádios, com os metrôs, ok. Mas e...para o demais?

Já no jornal EL PAÍS, de densa circulação na Europa, em sua edição de 29/4, o jornalista Luiz Rufatto alinha algumas informações para os 600 mil torcedores que virão ao Brasil. EDUCAÇÃO - Ressalta que ( dados da ONG Todos pela Educação ) cerca de 9% dos brasileiros permanecem analfabetos e que 20% são classificados como analfabetos funcionais, ou seja: um em cada três adultos não tem capacidade de ler e interpretar textos simples; DISTRIBUIÇÃO DE ENDA – tem a sexta pior do mundo. Para cada dólar ganho pelos 10% mais pobres, 68 são ganhos pelos 10% mais ricos; IDH – 85. lugar no mundo – leva em consideração renda, saúde e educação; TRÂNSITO – vai perder em 2014, 48mil vidas em acidentes de trânsito – é o 4. mais violento do mundo; MULHERES – a cada ano estima-se ocorram 527 ml casos de estupro; MINORIAS SEXUAIS – pelo menos 312 gays, lésbicas e travestis foram assassinados em 2013 = um a cada 28 horas; HOMENS PÚBLICOS – com base em dados da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), o custo da corrupção equivale no Brasil a 1,4% e 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) ou algo entre R$42 e R$69 bilhões por ano.

Meus comentários e opinião: 1 - O que mais horroriza os Brasileiros patriotas é o dano permanente que causa ao País o abjeto “jeitinho brasileiro”, adubo inesgotável dos vícios de planejamento, programação, controle, racionalização, nepotismo, formação de quadrilha, etc. e...2 - Pedindo vênia aos amigos Delamar Mirapalheta e Alberto Saggiomo ( em licença não remunerada ) do Cultura Debate – Alberto Alfaro ( Rádio Cultura Riograndina ): o que me espanta é uma faceta do comportamento da Presidente Dilma: os fatos se escancaram aos seus olhos e sua reação a eles sugere que ou ela não os vê; ou os vê e não os entende; ou os vê, os entende e não tem tirocínio para reagir a eles; ou os vê, os entende, tem inteligência suficiente para imaginar como enfrentá-los, mas não tem recursos técnicos para decidir sobre eles e seus reflexos imediatos ; ou os vê, os entende, tem massa cinzenta para lidar com eles, tem recursos de informação e assessoramento adequados para atuar, mas não quer mover uma palha para aparecer na cena, que, penso, deveria, quando menos para preservar a imagem do cargo que ocupa, que não é de sua propriedade e sim do povo.

Economista*


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados