Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

INFLAÇÃO E JUROS EM ALTA CADERNETA EM BAIXA – QUE TAL EXAMINAR ALTERNATIVAS?

terça-feira, 20 de Maio de 2014 | 12:27

Nós, brasileiros, temos dificuldade de juntar dinheiro.

Como se não bastasse esse aspecto cultural, relevante, há o nem sempre – desejável - bom preparo de gerentes de bancos que oferecem produtos, verdadeiras sopas de letras.

Mas hoje, com a inflação aumentando e os juros idem, temos de deixar a comodidade da caderneta de poupança e partir para alternativas mais rentáveis e tão seguras quanto a poupança.

Para falar nas mais comuns, vale lembrar que os rendimentos das LCAs e LCIs – também isentos de imposto de renda estão com rendimentos de 8,64% contra 6,68% aa da poupança; os CDBs estão rendendo em média 9,72% - mas pagam IRenda; e as LFTs ( letras emitidas pelo Tesouro Nacional ) estão pagando 11%aa. O leque de opções é vasto.

E...não podemos deixar de levar em conta que o rendimento da poupança só é creditado no dia do aniversário do mês e, se sacarmos um dia antes, perdemos o rendimento do mês todo, ao contrário de outros investimentos. Vale ou não parar e refletir?

Bueno, mas se quiser um ganho maior, o jeito é examinar alternativas de negócios e meter a mão na massa, ou seja: trabalhar. Se tiver perfil para o comércio, há um negócio em expansão no Brasil, muito fácil de se iniciar: TABACARIA.

Torceu o nariz? Vale lembrar que as duas medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde ( OMS ): 1) aumento de impostos; e 2) ambientes livres de fumo não levaram à queda as vendas do produto principal das tabacarias, o fumo. Com 42% do total das vendas da América Latina, o que inclui o México, o Brasil é o maior mercado da região, com cenários otimistas barbaridade de negócios nesse segmento. No sul, produz-se 97% do total do Brasil.

A TABACARIA, hoje, é um negócio que mistura fumo, bistrô e bar. Quem freqüenta: na maioria homens entre 40 e 60 anos, das classes “A” e “B”. Mas as mulheres e gente jovem tem marcado presença nesses ambientes. São atraídos por eventos como degustação de café, bebidas outras, charutos, etc. Nesses espaços, os fumantes não se sentem discriminados.

E o lucro líquido de um negócio bem gerenciado gira em torno de 60%. A taxa de retorno do capital fica por volta de três anos, o que é formidável.

Ah! E qual o valor do investimento? Depende. Pode ser por meio de franquia, que já vêm com o rótulo de um negócio bem sucedido ou por conta própria. A partir de módicos 100 mil reais já se pode pensar nas duas alternativas. Tem gente investindo R$3 milhões e expandido o negócio. E vale também – pra quem já tiver negócio similar, diversificar.

Economista*


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados