Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Alberto Amaral Alfaro
Advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.


Leia outras colunas



Tony Blair aponta caminhos para o Brasil, bom seria que todos o escutassem.

sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013 | 00:33

Tenho afirmado permanentemente que o período das grandes invenções e teorias já passou em todos os sentidos. Com tudo que dispomos em termos de experiências e conhecimento, basta-nos a racionalidade e a humildade para buscarmos, onde se encontrarem, as soluções para as nossas demandas. Os meios e mecanismos estão aí ao nosso dispor, universalizados.

Falo, obviamente, da Globalização, esse fenômeno maravilhoso que disponibiliza a todos, democraticamente, processos econômicos e sociais e estabelece, informalmente, uma integração entre países e pessoas, numa rede de conexões que eliminam distâncias e burocracias, facilitando a vida de todo o mundo.

Pois bem, neste artigo trato aspectos relacionados à palestra proferida no último dia 4 de dezembro, em Porto Alegre, pelo ex-Primeiro Ministro britânico Tony Blair, que chefiou o governo inglês de 1997 até 2007, e que veio ao Brasil a convite da Laureate International Universities, rede global de instituições acadêmicas privadas. Para 10.000 alunos da UniRitter, professores e convidados, Blair discorreu sobre o tema: “Globalização: desafios, oportunidades e o papel das lideranças”.

Liderança mundial reconhecida, Tony Blair estima que o Brasil seja uma das maiores potências do mundo em 20 anos, desde que mude muito, e elencou cinco lições a serem perseguidas por nós para efetivamente estabelecermo-nos neste novo cenário global.

A primeira é relacionada à qualidade do governo e dos governantes. Considerando a facilidade de acesso às informações, a população tem melhores condições de entender o que precisa ser feito e avaliar como isso está sendo atendido. Leis justas e previsíveis, sistema de comércio aberto, infraestrutura e ausência de corrupção complementam este tópico.

Em segundo lugar, sugeriu que se pense o mundo como um organismo único e que estejamos abertos à cooperação. A educação é o fator de desequilíbrio entre os povos. Para a nação ter sucesso. os lideres precisam estar atentos a isso. Reconheceu que a reforma da educação, embora seja a mais importante das reformas propostas, é a mais difícil a ser realizada e recomendou perseverança. No quarto item, sem intrometer-se na política brasileira deu um toque que nos cala profundamente, disse o líder global, tomando como exemplo sua própria nação: “O Brasil será um dos líderes no mundo, mas terá que se posicionar e decidir sobre suas alianças, o mesmo já foi feito inúmeras vezes pelo Reino Unido desde o período renascentista (entre os séculos XIV e XVI)”.

Falou que a conectividade é imperiosa e disponibiliza tudo o que existe no mundo aos que quiserem ver, repetindo que: quanto mais você se conectar, melhor você será. Defendeu, com limites consensados internacionalmente, a vigilância por questões de segurança e a de inteligência. Por último, disse estar constatando com alegria que o período que vivemos, século XXI, está menos baseado em ideologias, e que isso vem, obviamente, na força da globalização e do efeito transformador da internet. A diferença entre esquerda e direita é a mesma entre mentes abertas e fechadas, ou seja, há quem veja em todo esse processo oportunidades, outros, infelizmente, só enxergam ameaças. O recado foi dado, não é uma receita de bolo, mas o interlocutor tem expertise comprovada e consagrada mundialmente, bom dar uma olhada.


Escrito por Alberto Amaral Alfaro

Comentários (0) | Indicar um amigo


Pedalando pela vida. Empresário serve de paradigma

segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 | 16:39

Nós sempre andamos a busca de soluções para todos os nossos problemas. Costumo afirmar que é muita pretensão querer descobrir em 2013 alguma novidade, já que com a universalização das comunicações dispomos de praticamente tudo o que necessitamos na internet. Apesar deste meu entendimento, somente dias atrás, em contato com um empresário riograndino, tomei conhecimento dos benefícios do uso da bicicleta para a saúde, para o lazer e para a vida.

A bicicleta é o meio de transporte mais usado no mundo, paradoxalmente no nosso País, em que pese o nosso status de terceiro-mundista, estamos literalmente de costas para este modal, em termos de planejamento urbano e de mobilidade. Nossas ruas e estradas tornam isso muito claro. Consta que as primeiras concepções desse meio de transporte remontam a 2.500 anos na China, já os traços da versão atual são do gênio Leonardo da Vinci, inventor italiano, que os criou lá por volta de 1490, da nossa era.

O cardiologista João Vicente da Silveira, em matéria disponível nos meios sociais, diz: “Como toda a prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada. E vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete”. Elenca, também, as 10 principais vantagens em andar de bicicleta: 

Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão. 


Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa. 

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

- Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. 

Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 

Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. 

Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

A motivação para este artigo veio através de um contato com o Empresário Riograndino Nagib Ahmad, que solicitou a divulgação de uma etapa do Campeonato Zona Sul de Montain Bike, que se realizou na Ilha dos Marinheiros, nesta Cidade, com um circuito de 23 km. Ao contatá-lo para obter maiores informações sobre o evento, descortinei um verdadeiro “case” materializado na experiência pessoal de Nagib, que multiplico com a intenção de que outras pessoas possam compartilhar. Há seis meses, aos 51 anos de idade, com 1,72m de altura e vida prá lá de sedentária, nosso contato carregava 116 kg, além de níveis perigosíssimos de colesterol, triglicerídeos e glicose, que já o obrigavam a considerável carga medicamentosa.

Hoje, repito, passados seis meses da incorporação do ciclismo à sua vida, Nagib é um exemplo de superação e vitória que precisa ser levado adiante. Com trinta e seis quilos a menos, pressão arterial de 13X8 e com todos os índices saudáveis obtidos em recente check-up, confessa a todos que é outro homem, saudável e com grande energia para todos os compromissos pessoais e profissionais.

Aí esta, à disposição de todos os nossos leitores e amigos, uma prática extremamente saudável, acessível a todos e com resultados prá lá de comprovados. É só começar.


Escrito por Alberto Amaral Alfaro

Comentários (0) | Indicar um amigo


  10-11-12-13-14-15-16  

^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados