Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Prof. Nerino Dionello Piotto
Articulista Econômico - Empresário ramo imobiliário - Aposentado do Banco Central do Brasil.


Leia outras colunas



MELINA DUARTE COSTA, médica SHOW DE BOM SENSO, EQUILÍBRIO E MATURIDADE

terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 | 18:08

Auditório da FURG, colação de grau da turma de médicos/2013, convite de minha afilhada Paula Ruiz Trevisol ( Paulinha). Em minha longa vida assisti, por gosto e dever – fui professor, por décadas, muitos bons “discursos” de representantes de turmas. Confesso que a mensagem da Melina me causou a mais forte emoção que havia sentido em atos da espécie. E fiquei impactado positivamente. Constatei ao meu redor: de cada dez pessoas oito estavam às lágrimas, como eu. Posso afirmar, então, que 80% do lotado auditório chorou.

Pelos fatos citados, pela homenagem prestada a uma colega mas, a meu ver e sentir, notadamente pelo conteúdo profundo de seu texto, permeado de ética, humanismo, amor ao próximo e, no seu bojo, comprovando que a escola (FURG) que moldou a formação desses brilhantes jovens profissionais da área médica pode – e deve - ser um poderoso agente transformador que o país necessita para a melhoria de nossa sociedade.

O Brasil vem sofrendo mudanças. Lamentavelmente, em detrimento do social e do ético, mais do lado em que se encontram os fatores econômicos na balança.

Nossa cidade se transforma e se transfigura; e São José do Norte, bucólica e magnética, berço natal da Melina, segue seus passos. Todo o cuidado com a ética é pouco. Pois, como questiona o colunista Gustavo Ioschpe, “será que os eleitos são mesmo piores do que seus eleitores no quesito ética?” Eu não creio.

Como ainda diz o colunista, no Brasil, a escola, no geral, é antiética e não respeita os alunos. Os professores faltam muito ao trabalho, fazem greves de meses, com motivações muitas vezes políticas, prejudicando gravemente a formação dos estudantes.

No meio do caos da saúde em que nos encontramos no Brasil ( Rio Grande ainda é uma ilha de excelência nessa área, embora com problemas, graças às excelentes administrações realizadas pelo HU e Sta.Casa, muitas vezes injustiçadas e mal compreendidas ), com a falta generalizada de humanismo e ética, o conteúdo da lição da jovem Melina é uma densa mensagem de esperança em dias melhores. “Sejamos humanos antes de profissionais”. Obrigado, Melina!

Que tu, Melina, Paulinha e demais formados sigam seus caminhos, estudando sempre e que ganhem o mundo , como disse o paraninfo da turma. Navegar é preciso! Que após vivenciado novos caminhos e experiências na arte de curar escolham um dia retornar, já convidados pela Magnífica Reitora da FURG, reconhecendo o potencial de seus ex-alunos, e colaborar para o desenvolvimento não só econômico mas notadamente social e humano de nossas históricas e judiadas Rio Grande e São José do Norte.


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


ECONOMIA, BRASIL = TEMPESTADE PERFEITA?

terça-feira, 10 de Dezembro de 2013 | 10:55

Seja lá o que vier, é hora de rever nossos investimentos de curto prazo. E refletir sobre os de longo prazo, pois o mar, tudo indica, não estará para peixe por volta de 2015.

O BC, Banco Central do Brasil, elevou os juros pela sexta vez neste ano, chegando a 10%. De olho no efeito sobre a inflação em 2014, ano eleitoral. O remédio está na dose errada!

Embora com o uso da expressão “dando prosseguimento” que podemos interpretar como que o BC está preocupado com a inflação. Mas, para que o remédio fizesse efeito contra a inflação, a dose deveria de ser acima de 12%, para que a inflação volte a ficar mais perto da meta, de 4,5%. Está bem acima disso. Pode, logo, sobrar mês e faltar salário!

Para a inflação pode não adiantar muito, mas para nossos investimentos, vai. Agora, os fundos “DI”, com aplicação acima de R$1 mil batem a inflação, ou seja, bate a poupança. É hora de rever então nossas aplicações conservadoras ( com risco mínimo ) de curto prazo.

Quanto ao longo prazo, devemos colocar nossas barbas de molho. Há tempestade à vista. A economia tomou emprestado da meteorologia o termo “tempestade perfeita”. Onde vários fatores se juntam e o céu desaba, os rios enchem, o mar sobe, o vento sopra contra....

Claro que fatores exógenos ( vindos de fora ), como a recuperação da Economia Americana, com a retirada dos estímulos e as mudanças no planejamento de longo prazo da economia chinesa ( que embora comunista se queixa que no Brasil é tudo muito fechado, complicado, devagar e difícil ) são fatores fortes. Não temos o domínio sobre eles. Mas temos o domínio sobre os fatores endógenos ( variáveis econômicas internas ).

A leitura do mercado é que sobra para o Banco Central a tarefa de controlar os preços sozinho.

Segundo a FIESP ( Federação das Indústrias de São Paulo ), o Brasil precisa de um novo foco na política econômica = maior controle de gastos, mais investimento público, mais concessões ( leia-se privatizações ) e menores taxas de juros. Só assim, segundo Paulo Skaf, presidente da FIESP, voltaremos a ter o crescimento que a sociedade demanda e merece.

A FIRJAN,do Rio, alinha-se nas críticas dizendo que “ Soma-se a isso uma inflação persistentemente elevada e um contínuo aumento do déficit em conta corrente, que já se encontra no maior patamar dos últimos 11 anos”.

E para a CUT a “ ...a elevação das taxas de juros reduz o mercado interno, prejudicando o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Pois é: mais uma vez, o governo pisa no acelerador e o Banco Central no freio. Com comando fraco e sinalizações internas dúbias, nos tornamos mais vulneráveis aos fatores externos em caso de tempestade. Tomara que Deus seja mesmo brasileiro!

Economista*


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


  14-15-16-17-18-19-20  

^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados