Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Colunas

Colunista
Voltar

Prof. Nerino Dionello Piotto
Articulista Econômico - Empresário ramo imobiliário - Aposentado do Banco Central do Brasil.


Leia outras colunas



CÂMARA DE COMÉRCIO PAPAREIA HOMENAGEIA ILUSTRES RIOGRANDINOS

sábado, 29 de Setembro de 2012 | 14:34

A Câmara de Comércio de Rio Grande completa neste mês 168 anos. Com seu corpo diretivo sempre renovado e com espírito jovem e dinamismo exemplar, tem colaborado de forma extraordinária e competente para o desenvolvimento de nossa cidade.

Este ano, como soe acontecer, homenageou, ontem, 27, quatro RIOGRANDINOS ILUSTRES ( Aury Celso Lopes Junior, Eduardo Gama Jaeger, Paulo Fernando Cury Estima e Paulo Renato Silva da Paz ). E com o TROFÉU CÂMARA DE COMÉRCIO , Gilberto Machado de Pinho.

Dentre esses ilustres, aos quais parabenizamos, e à Câmara pela iniciativa, vamos pautar nosso comentário em um, por seu trabalho em e pela nossa cidade. GILBERTO MACHADO DE PINHO. Ao redor de sete décadas, Gilberto – que conhecemos há cerca de cinco, é a mesma pessoa. Do interior, Povo Novo, de família humilde, sempre agiu com ética e caráter. Faz em particular, quando ninguém o vê, o mesmo que faz em público. Como Secretário para Assuntos Extraordinários, somos testemunha , atende aos interesses do Município. Jamais confundiu estrutura do Município com interesses conjunturais dos governos.

Rio Grande, hoje, está muito melhor do que há alguns anos. Não é a mesma. Melhorou para muitos, notadamente para os mais jovens e para os mais humildes, que não tem condições de sair da cidade em busca de empregos e novos horizontes. E Gilberto Pinho é um dos artífices e responsáveis mor por essa melhora. Rio Grande vem registrando, há alguns anos, uma robusta variação anual do PIB = Produto Interno Bruto ( soma de tudo o que se produz em bens e serviços ). Maior até que o da China! Como saiu da armadilha do atraso?

O Projeto FORD ( EJETADO DO RS ) foi o motivador do “start” papareia. Waldir Carreira, então executivo da empresa, anteviu as potencialidades e vocações naturais de Rio Grande. Wilson Mattos, então Prefeito ( falecido ), assimilou a idéia e designou Gilberto Pinho, então um de seus secretários, como interlocutor da Prefeitura. A sociedade motivou-se. Américo Neves, também já falecido ( líder da Sociedade Civil ) Paulo Edson Pinho ( CIRG) , Vidal Mendonça ( FURG), Juarez Molinari( Câmara do Comércio), dentre outros, criaram, com o apoio da Prefeitura, a revista INVISTA EM RIO GRANDE. Rio Grande redesenhou os rumos de sua história. Nem tudo foram flores. Houve fracassos e percalços na caminhada. Mas Gilberto Pinho jamais deixou de perseverar.

E, com regularidade, competência, disciplina, lealdade, ética e caráter forjado na crença de que “fio de bigode vale muito”, há mais de uma década, como um cadinho ( vaso destinado a fundir minérios ) tem reunido forças de diversos matizes em prol do desenvolvimento e futuro de nossa cidade. Mais: Segundo empresários, “não aceita e nem tolera insinuações sobre propinas”. Os resultados, a FIERGS traduziu, quando da criação do INVESTOPEN ( Investimentos para Operacionalizar Emprego e Renda ), ferramenta de alta performance criada pela Prefeitura, em uma frase: “ O menor custo Brasil para se investir no RS é em Rio Grande”.

Esta é uma singela homenagem a esses Ilustres papareias ilustres e à Câmara de Comércio pela iniciativa e pelo reconhecimento.

Economista*

nerinopiotto@globo.com

 


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


BB E CEF REDUZEM JUROS DOS CARTÕES E.. NOSSA CONTA DE LUZ FICARÁ MENOS CARA...

terça-feira, 25 de Setembro de 2012 | 14:28

O Brasil tem melhorado. Lentamente. Poderia sem bem melhor!!!

As mudanças se solidificaram a partir da Constituição de 88. Ela criou mecanismos de combate e colocação de freios em administrações públicas sem escrúpulos. Temos os Ministérios Públicos agindo de forma salutar e exemplar, a Advocacia Geral da União ( tomara que mudanças em curso no legislativo não possibilitem o aparelhamento do Órgão, como temem algumas entidades, como a O.A.B. ), a Polícia Federal, a Receita Federal do Brasil, o Banco Central...enfim, as instituições funcionando. Exemplo supremo, o STF.

Ao lado disso temos notícias como a redução dos juros dos cartões de crédito pelo BB e CEF e uma promessa de que nossa conta de energia elétrica será reduzida no ano que vem.

Mas..vamos com calma ao pote com relação ao entusiasmo com as “boas notícias”, da mesma forma que devemos ir com calma na avaliação de propostas genéricas e inconsistentes – que dificilmente serão colocadas em prática – de alguns candidatos a cargos públicos.

Uma coisa é certa, quando a esmola é muita: a conta, não raro salgada, sempre chega. E quem paga, todos sabemos.

Bueno, vamos aos juros dos cartões. O BB, para cartões OUROCARD, noticia que reduziu em 30% as taxas para parcelamento de suas faturas. E a CEF que as reduções chegam a 52% na taxa anual do rotativo dos cartões e a 36,87% no parcelamento de fatura. Beleza? Nã, nã ni,nã não!!!. Na prática, o que temos é que ainda nos cobram – nos cartões - POR MÊS – mais do que nos pagam líquido ( valor da remuneração menos a inflação ) por uma aplicação, POR ANO, em caderneta de poupança ou em aplicação com razoável segurança. Duvida? Então veja: O BB, mesmo com a baita redução, ainda nos cobra, ao mês, entre 1,94 e 3,94%. E a CEF, entre 1,90 e 3,90% para parcelamento de faturas e entre 5,15 e 9,47% para o rotativo do cartão. São juros, embora menores do que a maioria dos Bancos, ainda em patamares cobrados por agiotas em tempos de inflação galopante.

Quanto à conta de luz, vamos pagar menos cerca de 25%? Beleza. Mas ainda vamos seguir pagando, após a redução, cerca de 25%, ainda, a mais do que pagam os Europeus. Hoje pagamos em torno de 40/50% a mais. Fácil deduzir o porquê, não?

Assim, caro leitor, muito cuidado com aparentes “boas notícias”. As citadas não são ruins, são boas, mas vamos dar a devida dimensão a elas e não nos deixar levar pelo entusiasmo e sair gastando no cartão e muito menos na conta de luz. Não esqueça: cartão de crédito é a pior das piores formas de se obter um empréstimo e/ou financiamento.

Pense nisso.

Economista

nerinopiotto@globo.com

 


Escrito por Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


  37-38-39-40-41-42-43  

^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados