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OS ABSURDOS DAS COMPANHIAS AÉREAS

terça-feira, 14 de Maio de 2013 | 10:07

Não bastasse a falta de pontualidade dos voos, o desconforto das aeronaves, o ridículo do que é servido pelos comissários e comissárias que, estes sim, prestam um serviço de boa qualidade e de muita habilidade naqueles cubículos corredores, passando por constrangimentos ao ouvirem piadinhas de passageiros menos educados, ironizando o amendoim, o biscoito integral ou, quando muito, a barrinha de cereal, que são anunciados como “lanche”, quando a comissária chefe de cabine informa que: “dentro de alguns minutos daremos início ao nosso serviço de bordo”.

 

Isto está acontecendo com todas as companhias, mas, de todas, a mais “cara de pau” é a tal de TAM que, antes da decolagem, a aeromoça, constrangida, cumprindo ordens, passa por toda extensão do avião com uma bandeja de balas para, literalmente, adoçar a boca de seus “clientes” que se encontram ali engaiolados, a mercê da tradicional frase do comandante: “atenção tripulação, decolagem autorizada”. Enquanto isso, já se passaram, além do atraso em relação ao horário que consta na passagem, mais 20, 30, 40 minutos e o seu compromisso ou a sua conexão no próximo aeroporto que se F... O desrespeito é descomunal!

 

Mas o pior vem agora: se você perde a sua conexão ou o seu próximo voo, o que eles chamam de “No Show”, você é obrigado a comprar uma nova passagem, porque a remarcação para um novo horário/data, custa mais caro. Sim, custa mais caro mesmo. Só a taxa de remarcação custa R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) + a diferença de tarifa que é mais ou menos o equivalente ao valor de outra passagem.

 

E, para o prejuízo não ser total, o usuário solicita o ressarcimento do valor daquela passagem não utilizada e, como lambuja, após 30 dias, recebe 50% do valor pago.

 

Assim vivem os brasileiros, massacrados pelo poder de quem o detêm.

 

Exemplo concreto:

 

Companhia Aérea: TAM

Bilhete N°: 9572461537144

Itinerário: CURITIBA/POA

Aquisição em: 19/01/2013

Valor total: (Ida/Volta) - R$ 368,00

Valor para remarcação apenas do retorno para: 06/05/2013:

Taxa de remarcação: R$ 150,00

Valor da diferença de tarifa: R$ 252,00

Total : R$ 402,00

Valor para aquisição de um novo bilhete em: 06/05/2013 R$ 402,00.

Em contato com a referida companhia, TAM, - através do famoso 0800, que eles dizem de graça, quando, em verdade, o tempo que se perde ou se deixa de ganhar enquanto se espera para ser atendido, acaba custando mais caro do qualquer ligação tarifada -, a atendente, deseducadamente, alega que o que está sendo cobrado está no contrato, o qual o usuário deveria ter lido na hora da compra. Só que este contrato, que realmente existe, mas que de fato, ninguém lê, além de ser impresso em letras de “bula de remédio”, está desatualizado e descumprindo determinação legal, exarada em publicação do Diário Oficial da União, vide links abaixo:

Justiça limita em 10% a taxa de remarcação de empresas aéreas

http://bahia-noticias.jusbrasil.com.br/noticias/2817698/justica-limita-em-10-a-taxa-de-remarcacao-de-empresas-aereas

 

Taxa cobrada para remarcar passagem aérea é considerada abusiva

http://tj-ap.jusbrasil.com.br/noticias/100020718/taxa-cobrada-para-remarcar-passagem-aerea-e-considerada-abusiva


Escrito por José Abrão

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Chega de mimimi. Avante Rio Grande!

segunda-feira, 29 de Abril de 2013 | 11:47

Hoje Rio Grande vive um grande ciclo de desenvolvimento e tem que urgentemente aproveitar tudo de bom que ele trás e vacinar-se contra os seus efeitos colaterais. Precisamos marchar, avançar, vencer todos os desafios. O desenvolvimento está chegando rápido demais, já temos o quarto PIB entre os mais de quatrocentos municípios gaúchos e estamos em vias de assumir a terceira posição; temos o segundo maior Porto do Brasil, o Porto do Mercosul; temos uma Universidade Federal de excelência, etc. O Polo Naval é uma realidade e acredito que o Oceanário Brasil também será! Quantos não nos invejam? Entretanto, para isso é preciso parar de só olhar no retrovisor. Se há indícios de ilícitos cometidos no passado, dêem a transparência necessária e de forma republicana apliquem-se os rigores da Lei. Não adianta só reclamar e ficar de mimimi achando culpados para tudo. Reconhecer que a culpa dos que estão vindo dos outros estados para ocuparem os empregos novos é nossa que não qualificamos nossa gente de forma séria e competente, temos que reverter esta situação. Corrigir nossas deficiências estruturais, pois não poderíamos ter mais como exemplo o que presenciei esta semana da janela do meu escritório, onde um caminhão de porte pequeno para médio não conseguiu circular na 24 de maio sem arrebentar os fios, sem falar que o esgotamento sanitário em toda a cidade é quase inexistente, faltam médicos nos Postos de saúde, valetas em todos os Bairros e Vilas estão expostas céu aberto transmitindo inúmeras doenças, o trânsito na Junção em final de tarde é um caos, etc. Vamos ser mais pró-ativos, vamos ter visão holística. AVANTE RIO GRANDE, RUMO À VITÓRIA, POIS

O FUTURO É NOSSO!

Augusto César Martins de Oliveira

Coronel da reserva do Exército e advogado


Escrito por Augusto César Martins de Oliveira

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Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

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