Dentre alguns assuntos, o que mais me causa estranheza é o esforço de alguns parlamentares estaduais em convencer-nos que teremos que pertencer a uma formação de cidades unidas e, dizem-nos isso com a maior naturalidade e, mais ainda; dizem que devemos ser uma cidade satélite de Pelotas. Assim, a nossa auto-estima vai para o brejo! São tantas as investidas destes políticos sobre este assunto, que fica claro que todos os argumentadores são de pelotas, ou do meio do caminho. Em busca de votos em nossa terra, estas ilustres figuras tiveram a ousadia de apresentar os benefícios que teríamos com a união dos municípios em uma região metropolitana, onde Pelotas seria a cidade chave, em outras palavras, a Metrópole. O atrevimento não foi pela explicação sobre o assunto, mas sim por não mencionar nenhum projeto para cá. Sob o ponto de vista do deputado do PSB, só teremos mais força juntos.
Mas em momento algum falou das necessidades de Rio Grande, o deslocamento do aeroporto para atender os municípios do extremo sul, avenidas mais largas, duplicação em vias de acesso ao município, hidroviária maior e com mais conforto, embarcações confortáveis com transporte para Pelotas, que permitisse aos moradores de Chuí e Santa vitória o acesso através do canal São Gonçalo. Não mencionou nada disso! Nitidamente cumpriu a agenda política, pareceu-me que estava em um palanque improvisado, apenas de olho em nossos votos. E, com certeza o meu não terá, deixarei aqui em minha terra, em mãos de pessoas confiáveis.
No entanto, as nossas reivindicações, por não serem salientadas ficam esquecidas, Claro que se houvesse interesse em valorizar Rio Grande, junto à região sul, o ilustre destacaria as belas paisagens da nossa Laguna dos Patos, que se faz necessário incluir na relação dos pontos turísticos da nossa geografia. Porém, não quero aqui permitir meu descontentamento aflorar por assistir discursos hipócritas. Quero sim aproveitar as promessas de prosperidade de nosso município, lançadas por este magnânimo senhor da oratória fácil e, salientar que devemos encurtar as distâncias das fronteiras de nossa Rio Grande.
Mas, também considero as minhas palavras tal qual um olhar observador, aquele que aguça a percepção e, que nos faz sentir sensações de desconforto e mal estar quando vemos tanto dinheiro arrecadado para nada destes recursos se destinarem à nossa orla. Mesmo que as mais variadas e suntuosas palavras sobre este grande caminho de águas não entre no papel, por falta de conhecimento do assunto, arrisco-me em poucas linhas dizer que deveria haver um projeto na assembléia legislativa estadual para permitir a exploração de trafego de passageiros nesta fantástica laguna.
De fato, poderia ser um meio de aproximar Santa vitória, Chuí, Arroio Grande, Pelotas e São Lourenço desta histórica são Pedro. Assim, levanto esta questão, incluindo um local com balneabilidade. Não há como entender que do outro lado da lagoa, Pelotas e São Lourenço e outros municípios têm as praias mais populares desta grande laguna que nasce aqui em nossa terra. Este formidável pedaço da natureza foi generoso com Rio Grande, pois é deste lado, que sua orla se esbarra no mar. Portanto, a água é mais limpa e mais salgada. Mas, infelizmente não há praia. Mas, por que não?
Se os olhares se voltarem para este pedaço de Rio Grande, haveria uma nova atração turística para nós e para os tantos que visitam as nossas terras. E, mais que isso, após transformarem o local em uma praia balneável haverá como receber banhistas de todas as classes, as diferenças sociais iriam naturalmente diminuir. Seria um prato cheio para esta atual administração que, usa camisetas com estampas socialistas. Além do fácil acesso, a arborização do local permitiria um bom chimarrão à sombra, acompanhado da brisa fresca da lagoa, ou, até mesmo contemplar o pôr do sol à frente da maior laguna do Brasil. Mas, o que vejo são apenas políticos fazendo campanha, então isso não passa de ilusões.
*Professor e Corretor de Imóveis
^ topo
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.