Nossa cidade do Rio Grande-RS precisa de um choque de gestão, particularmente no que se refere às posturas.
Todos os municípios organizados têm o seu Código de Posturas, onde estão disciplinados o uso dos espaços públicos, as obras, o funcionamento dos estabelecimentos, a higiene e o sossego público, entre outras.
Em nossa Cidade o manejo dos resíduos sólidos, o popular lixo, e a fiscalização por parte do poder público, combinado com o descomprometimento dos munícipes, deixa-nos muito longe dos padrões exigidos por qualquer principio de civilidade.
Proprietários de cães levam seus mascotes aos passeios diariamente sem qualquer cuidado com o côco lançado nas calçadas e canteiros, neste caso a lógica de cada um cuidar dos dejetos do seu bichinho de estimação é exceção.
Hoje, ao passar pela Rua General Câmara esquina Zalony, centro da Cidade, deparei-me e registrei o flagrante que dá título ao artigo. Raparem que ao lado do container utilizado para a coleta diária foram depositados por algum “cidadão sem postura” telhas e um vaso sanitário. Realmente, com cidadania desse quilate só com choque de gestão. É que propomos.
Domingo, 29 de agosto, a equipe de veteranos do Milionários de Rio Grande foi até a cidade de Pelotas participar de uma rodada dupla organizada pela Portuguesa Santista Futebol Clube.
Na ocasião, tendo como local o Complexo Esportivo Parque Lobão, foram realizadas duas partidas: Na primeira o Milionários venceu a Portuguesa por 5x3. Na segunda a Lusa Pelotense foi derrotada pela equipe máster do Grêmio Futebol Portoalegrense por 4x1.
Na confraternização o reencontro dos ex-atletas profissionais Alfaro, Tarciso “o flecha negra gremista’’, o goleador Antonio Azambuja Nunes – Nico e o volante China, ídolo tricolor.
O monge ordenado no budismo zen, Jorge Mello estará em Rio Grande nesta Quinta-Feira, 26 de Agosto, no Centro Ecumênico da Furg – Centro de Convivências – no Campus Carreiros, às 16h.
Nessa ocasião proferirá a palestra “Aprenda a viver na simplicidade” onde tratará sobre “Vida Simples e Integridade: a Mandala da Felicidade”.
Natural de Itaqui-RS o Monge Jorge Mello vem a convite do Professor da Furg Alexandre Garcia, e estará concedendo entrevista exclusiva ao nosso “Nativa Debate” às 18h, através da AM 740, para mais de 50 municípios da Zona Sul do estado.
Vivendo na Suíça o monge budista também é terapeuta corporal, com práticas de shiatsu, reflexologia, reiki e yoga clássico, especializado em terapia de família e casais, pelo Instituto da Família de Porto Alegre (Infapa). Além disso, é praticante graduado (faixa preta 2º Dan) da arte marcial Aikido.
Ufa, com toda essa bagagem o monge budista zen Jorge Mello vem nos falar em viver na simplicidade. Portanto, amanhã às 16h na Furg, e às 18h no Nativa Debate. Até lá.
Reencontrei e tomei café da manhã, hoje, com José Alberto Fogaça de Medeiros. Veio a Rio Grande para proferir palestra sobre o que vislumbra para a região e o estado em um futuro governo.
Como sempre é a simplicidade em pessoa, em que pese todo o seu sucesso na política como Deputado Estadual, Senador por duas vezes e Prefeito de Porto Alegre, também por duas oportunidades, Fogaça “está no ponto” para fazer um governo de convergência.
Explico, pela sensibilidade que aflora em todas as suas manifestações, pela ética em suas ações e procedimentos, pela capacidade de fazer política construindo, dialogando, reconhecendo o que já foi feito, independente de coloração partidária, Fogaça é um político a quem se pode outorgar uma procuração, um voto de confiança.
Somos da mesma geração, recordo do Fogaça professor de cursinho, músico, poeta, comunicador de rádio, TV e jornal, enfim um homem cheio de qualidades e predicados para qualquer missão, inclusive a de governar o Estado dos gaúchos.
Como já expressei, em artigo postado aqui no Blog, que explicar escolha política é um saco (7 de maio de 2010), volto ao tema: Fogaça dispensa justificativas, explicações, é leve, com conteúdo, obras realizadas e vida como testemunho. É o cara.
O Oceanólogo Lauro Barcellos, Diretor do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande/RS, recebeu no dia 17 de agosto, junto com a Associação de Amigos do Centro Municipal de Cultura, o Prêmio Memória da Cultura, outorgado pelo Núcleo local do Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB.
O evento foi realizado no interior da Igreja Nossa Senhora da Conceição e contou com a presença de altas autoridades do Município mais antigo do Estado, bem como foi prestigiado por profissionais da área da arquitetura.
Lauro Barcellos foi homenageado por trabalhos de recuperação do patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio Grande como o Museu da Ilha da Pólvora, o Museu Náutico e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar, que além do resgate das construções representam muito para a cultura e o turismo da região.
*Na foto: Arq. Oscar Decio Carneiro, Oc. Lauro Barcellos (homenageado), Arq. Vivian Paulitsch, Arq. Sergio Calheiros, Arq. Rosana Senna da Silva e o Arq. Marcio Gomes Lontra.
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.