O pragmatismo, de maneira resumida e clara, constitui-se numa escola de filosofia, surgida nos EUA, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Os pragmáticos, com os quais simpatizo, argumentam que se deve considerar como verdadeiro aquilo que mais contribui para o bem estar da humanidade em geral, tomando como referência o mais longo prazo possível.
Até aí tudo bem, só que os políticos têm usado o pragmatismo como o caminho para tornar o bem estar e conveniências pessoais (deles) mais acessíveis, concretas.
Tudo vale, tal qual a máxima de Maquiavel “os fins justificam os meios”, infelizmente para o proveito próprio e para defender interesses inconfessáveis.
Isso não é pragmatismo é politicagem, safadeza.
Estamos dentro da primeira quinzena de atividades do Blog do Alfaro.
São mais de quinhentas visitas consideradas por IP’S (Internet Protocol), ou seja, por equipamento individual.
Todo esse interesse nos faz aceitar a idéia do nosso querido amigo e colaborador José Antonio Santos da Silva e criar, a partir de hoje, a “Coluna do Visitante”, espaço que, respeitadas as regras do blog, ficará a disposição para artigos/colunas/comentários.
Sejam bem vindos!
Enviar textos para: alfaro@simcard-rs.com.br
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.