Gaúcho, de Tapejara, riograndino por opção, o músico e cirurgião-dentista Dino Bertoglio tem uma trajetória digna de um romance.
Parte dessa história foi resgatada recentemente no Almanaque Gaúcho, colunado Jornal Zero Hora sob a responsabilidade do Jornalista Ricardo Chaves, a qual reproduzo na integra neste Blog.
Há 43 anos residindo e trabalhando em Rio Grande, Dino constituiu uma bela família, composta pela esposa Sonia e pelos filhos Cristian, Lilian e Vivian, genros, nora e netos. Totalmente integrado aos custumes papareias, goza de grande reputação profissional, social e comunitária.
Matéria do ClicRBS:
ANTES DA BROCA, O ACORDEÃO
Aos 76 anos, Dino Bertoglio é um respeitado dentista em atividade há mais de 40 anos na cidade de Rio Grande. O que nem todos os seus pacientes sabem é que ele já foi um músico ativo dentro e fora do Rio Grande do Sul, anos antes de abraçar a Odontologia, manuseando um acordeão com a mesma habilidade hoje dedicada aos instrumentos dentários.
Essa história começa quando Bertoglio tinha 10 anos e tocava seu acordeão na Rádio Passo Fundo. Aos 15 anos, o garoto nascido em Tapejara – então um distrito passo-fundense – ganhou um concurso na Rádio Farroupilha, na Capital. Em 1955, o músico foi para São Paulo, onde tocou na Rádio Nacional e em casas noturnas da capital e do interior.
Dois anos depois, no Rio de Janeiro, ele integrou um conjunto voltado ao folclore gaúcho, Os Sinuelos, que chegou a ser contratado da TV Tupi e gravou um LP e quatro compactos.
De volta a Passo Fundo, Dino formou o grupo Satélites Musicais – nome inspirado no primeiro satélite Sputnik, lançado pela União Soviética em 1957. Em ação entre 1959 e 1966, o conjunto tocou em inúmeros bailes, inclusive em Santa Catarina e no Paraná.
Depois de formar-se dentista, Dino deu fim à trajetória artística. Na nova profissão, atuou primeiro em Porto Alegre e, em 1968, foi para Rio Grande, onde trabalha até hoje – mas sem deixar de tocar seu acordeão eventualmente em alguma festa.
Eduardo Freitas e Rafael Freitas, executivos da Viação Noiva do Mar, aqui da Cidade do Rio Grande, concluíram no final do mês de agosto em Brasília/DF, MBA – “Master of Business Administration” em Gestão de Negócios com foco em Transporte.
Componentes da Terceira Geração do Grupo Benfica, criado há 60 anos na cidade paulista de São Caetano, Eduardo e Rafael, receberam a certificação desse curso inédito no Brasil, que teve seu inicio em 2011 e foi promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e o IBMEC.
Membros de família com grande inserção social, econômica e comunitária, os jovens Executivos já estão atuando na Unidade Riograndina da Empresa, que iniciou suas atividades por aqui no longínquo ano de 1978.
O Blogueiro cumprimenta os formandos, seus familiares e demais colaboradores e colegas da Noiva do Mar, desejando que todos os conhecimentos recebidos sirvam para qualificar ainda mais os serviços prestados a comunidade papareia.
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.