Vivemos um momento de descrédito das instituições, dos poderes, das pessoas.
Sim, das pessoas, pois instituições e poderes só funcionam através de nós, daí, se não tivermos valores morais e éticos bem definidos e para o bem comum, compromete-se todo o processo.
Certa ocasião em uma reunião de executivos em Porto Alegre ao exigir e propugnar princípios de bom comércio na atividade em que estávamos todos envolvidos fui aparteado por um dos presentes com a frase: “ Tem gente que deveria vender pipocas”, numa manifestação preconceituosa e pejorativa.
Na ocasião para desagravar os pipoqueiros e reiterar que princípios são indispensáveis em todas as relações humanas, relatei que: “Era originário de Rio Grande, cidade mais antiga do estado, onde existem muitas praças públicas e nestas, pipoqueiros que respeitavam os locais de comercialização sem que houvesse qualquer problema entre eles, e, principalmente com a municipalidade”.
Para ressaltar o que afirmo, o Blog homenageia o pipoqueiro ELEUTÉRIO RIBAS (ICO), estabelecido há 24 anos no Calçadão de Rio Grande.
Vindo de Dom Pedrito-RS em busca de novos horizontes, estabeleceu-se no Centro da Cidade com sua carrocinha de pipocas, onde dignamente busca o sustento da sua família.
É um exemplo de cidadão, educado e cortês, conquistou o carinho e o respeito dos que por ali circulam.
O filho deste Blogueiro, Bruno da Silva Alfaro, apresentou Trabalho de Conclusão de Curso de Direito na Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Discorreu sobre “Imunidades Parlamentares à luz da Constituição de 1988: Prerrogativas do Cargo ou da Pessoa?”, tema extremamente atual e provocante.
Foi orientado pelo Professor Paulo Sérgio Mansija Pinto e a Banca Examinadora foi composta pelos Professores Marcelo Caetano e Carlos Alexandre Micaello, Coordenador do Curso de Direito da Anhanguera, que ao final da apresentação lhe conferiram a nota 9,5.
Orgulhoso e emocionado acompanhei o Bruninho apresentar com segurança e conhecimento a sua criação intelectual, que consolida seu protagonismo cidadão e político, extremamente éticos.
Na foto acima, Paulo Sérgio Mansija Pinto, Bruno da Silva Alfaro, Carlos Alexandre Micaello e Marcelo Caetano.
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.