Em época de eleição é muito comum ouvirmos nas ruas reclamações e protestos acerca da qualidade dos candidatos que buscam alcançar algum dos cargos eletivos à disposição. E realmente, muitas vezes a razão encontra-se acolhida nesta afirmação e é fácil comprovar tal situação.
Com uma simples e rápida análise dos candidatos as mais diversas vagas dispostas nesta eleição, encontramos os maiores exemplos e argumentos que corroboram com a afirmação em epigrafe. Cito exemplos como Tiririca (PR-SP) -candidato a uma vaga de Deputado Federal pelo estado de São Paulo, Batoré (PP-SP) - também na disputa de uma vaga para a Câmara Federal, representando São Paulo - e Netinho de Paula que era vereador na cidade de São Paulo e busca na atual eleição uma cadeira no Senado Federal por São Paulo.
Olhando os três nomes acima, parece que pretendemos montar um teatro do horror, ou algo semelhante. Com dois humoristas sem graça e decadentes e um que não sabe se é cantor (de quinta categoria), ator, político ou boxeador de mulheres, realmente é de se questionar e protestar acerca da qualidade dos candidatos. Isso sem dizer que estes três nomes trazidos, poderiam ser 10 ou 20 nomes.
Contudo, não é meu objetivo demonstrar a classe (ou a sua falta) dos candidatos, mas pretendo abrir os olhos dos eleitores, acerca da importância de cada um no momento da decisão do seu voto.
Não podemos na qualidade de eleitores, impugnar ou proibir que as pessoas se candidatem para cargos eletivos, sem que haja motivação legal (inelegibilidades previstas em Lei ou por decisão judicial de juízo competente) para tal, todavia, devemos enquanto eleitores proceder uma análise profunda e cuidadosa da vida pregressa do candidato (política e pessoal), das suas qualidades, defeitos, propostas, para aí sim, decidir quem será o felizardo a receber a sua “procuração”.
Portanto, abram os olhos, analisem, discutam, observem, pesquisem, questionem, e se conscientizem de que se não podemos impugnar suas candidaturas, devemos, enquanto cidadãos, realizar uma triagem criteriosa e radical dos candidatos que se põe a nossa disposição, e escolhermos de maneira coerente o que mais apresenta qualidades objetivas.
Assim sendo, nessas eleições vamos atuar em nossas áreas de influência, conscientizando e mobilizando todos a um voto cidadão.
Recentemente no salão de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre-RS, reuniram-se em Convenção Estadual os parceiros da Operadora Claro.
Na ocasião palestrou o ex-Capitão do Batalhão de Operações da Polícia Militar do Rio de Janeiro – BOPE, Paulo Storani mestre em antropologia e pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos. Storani, que foi um dos inspiradores do Capitão Nascimento do filme “Tropa de Elite”, propôs uma análise comparativa entre a realidade do BOPE e das empresas da iniciativa privada, particularmente no tocante a busca de resultados cada vez maiores e mais desafiadores.
O Blogueiro esta nessa: “Tropa de Elite osso duro de roer... pega um, pega geral e também vai pegar você...”
Na Foto: Sandra(Distel), Paulo Storani, Alberto Alfaro(SIMCARD), Daniela Salla(Gerente Recargas Claro-RS) e Mauricio Perucci(Diretor Claro-RS)
Alberto Amaral Alfaro
natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.